Uma pesquisa do Ipec aponta que 79% dos brasileiros acreditam que o preço dos alimentos aumentou nos últimos meses. Em contraste, apenas 9% percebem uma queda nos preços, enquanto 11% acham que os valores permaneceram os mesmos. A pesquisa, realizada entre 4 e 8 de abril, ouviu 2.000 pessoas em 129 cidades, com uma margem de erro de dois pontos percentuais e nível de confiança de 95%.
Além dos alimentos, o custo para abastecer veículos também tem preocupado a população. Segundo o levantamento, 61% dos brasileiros disseram que encher o tanque ficou mais caro recentemente. Para 21%, o custo está igual, e 11% acham que os combustíveis estão mais baratos. A pesquisa revela ainda que 63% acreditam em um aumento nos preços dos combustíveis nos próximos meses.
As contas de consumo, como água, luz e gás, também estão no radar das preocupações. Praticamente três em cada quatro entrevistados (76%) responderam que essas contas subiram nos últimos meses. Apenas 5% acreditam que os valores estão mais baixos, enquanto 18% acham que as contas mantiveram o mesmo valor. A percepção de alta nos preços reflete a crescente preocupação com o custo de vida no país.