Nos últimos dez anos, o varejo brasileiro vivenciou a abertura de 11,6 milhões de lojas e o fechamento de 7 milhões, evidenciando um setor dinâmico, porém instável. Para cada 10 estabelecimentos abertos, cerca de 6 encerraram atividades, segundo dados da Cortex, que analisou 22 segmentos, como supermercados e farmácias. Em 2021, na retomada pós-pandemia, houve um recorde de 1,48 milhão de novas empresas. Já 2018, marcado por uma crise econômica, registrou 1,14 milhão de fechamentos, superando as inaugurações daquele ano.
Os microempreendedores individuais (MEIs) lideraram as aberturas, representando 69% do total, enquanto microempresas concentraram 88% dos fechamentos. Essa disparidade aponta a necessidade de políticas que promovam a sustentabilidade dos negócios e reduzam a alta taxa de mortalidade no setor.
Até agosto de 2024, o saldo de 792 mil novos negócios contra 576 mil fechamentos reflete um equilíbrio cauteloso, sinalizando que o mercado continua a buscar estabilidade em meio a desafios persistentes.