O nível do Guaíba atingiu 5,20 metros na manhã desta terça-feira (14), forçando moradores de Porto Alegre a deixarem suas casas em meio ao dia mais frio do ano. A área mais afetada foi o bairro Lami, onde a água gelada invadiu ruas e lares, deixando mais de 14 mil pessoas em abrigos.
“Está frio demais, tu sem nada nos pés porque tu está aqui, é ser humano, né, gente? Corre atrás e luta porque, se a gente não fizer alguma coisa… Não tem o que fazer, vamos embora, é o povo ajudando o povo. Então, vamos correr atrás", relatou a empresária Simone de Lorena, que auxiliava vizinhos a evacuarem suas casas.
Na segunda-feira, o Guaíba superou os 4,76 metros da histórica enchente de 1941, alcançando 5 metros à tarde. A Prefeitura construiu barricadas improvisadas com sacos de areia para conter as águas no Centro. A situação é crítica em outras áreas também, com rios como Caí e Taquari atingindo níveis alarmantes. O estado do Rio Grande do Sul enfrenta uma calamidade pública com enchentes severas, afetando profundamente a vida de milhares de pessoas.