Apagão cibernético afeta bancos no Brasil

Falha em Sistema de Segurança impacta serviços financeiros e de comunicação

· 1 minuto de leitura
Apagão cibernético afeta bancos no Brasil
Reprodução

Na manhã desta sexta-feira (19 de julho), aplicativos de diversos bancos brasileiros registraram instabilidade devido a um apagão cibernético que afetou serviços ao redor do mundo. De acordo com o monitoramento do site Downdetector, às 7h50min, sistemas do Banco Central e de outras instituições financeiras, como Banco do Brasil, Banco Pan, Bradesco, Neon e Next, apresentaram "problemas" ou "potenciais problemas".

O Downdetector coleta notificações sobre a situação dos serviços a partir de várias fontes, incluindo posts e comentários no X (ex-Twitter). "Através de uma análise destes dados em tempo real, nosso sistema é capaz de determinar automaticamente falhas e interrupções de serviço ainda em estágio bem inicial", explica o site da plataforma. Contudo, algumas instituições financeiras, como o Banco Central e o Banco do Brasil, informaram que seus sistemas não foram afetados pelo apagão e estão funcionando normalmente.

O apagão cibernético global, causado por uma atualização do produto da empresa de segurança cibernética CrowdStrike, provocou incompatibilidades com versões mais antigas de sistemas operacionais da Microsoft. Além de prejudicar sistemas bancários, a falha resultou em atrasos e cancelamentos de voos e interrupções em serviços de comunicação. Clientes dos bancos afetados têm usado as redes sociais para reclamar, com o termo "Microsoft" sendo o mais citado no X na manhã desta sexta-feira (19).