Nesta sexta-feira (19/7), um apagão cibernético causou interrupções significativas em serviços importantes ao redor do mundo, impactando empresas aéreas, de telecomunicações e de finanças. Agências internacionais apontam que os usuários da Microsoft foram os mais atingidos. No Brasil, dificuldades de acesso a aplicativos bancários de instituições como Bradesco, Pan, Neon e Next começaram por volta das 7h. Ainda não há confirmação se essas instabilidades estão ligadas ao apagão global.
De acordo com a Deutsche Welle, picos de incidentes foram registrados desde a noite de quinta-feira (18/7) em sites que utilizam aplicativos da Microsoft. A TV norte-americana ABC reportou que voos da American Airlines, United e Delta foram suspensos. Problemas também foram registrados na Austrália, Holanda, Panamá, Reino Unido, Alemanha, África do Sul e Índia. O incidente parece estar relacionado a falhas no sensor “Falcon” do sistema operacional Windows, da empresa de segurança cibernética CrowdStrike. A autoridade nacional de cibersegurança da Austrália anunciou que várias empresas foram afetadas por um “apagão técnico em larga escala”.