O Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem-Terra (MST) invadiu novamente a sede do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) em Alagoas nesta quarta-feira. O protesto, que conta com cerca de 300 manifestantes, é contra a nomeação de Junior Rodrigues do Nascimento como novo superintendente. Esta é a segunda manifestação contra Nascimento, a primeira ocorreu em abril.
Nascimento, que substituiu o primo do presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira, no cargo, faz parte do mesmo grupo político. Antes de assumir no Incra, ele era diretor-presidente da Naturagro, uma entidade em Maceió que representa beneficiários do programa nacional de reforma agrária. Segundo o MST, sua nomeação representa a "continuidade do bolsonarismo".
O MST pleiteia a nomeação do servidor José Ubiratan. Em abril, Wilson Cesar de Lira Santos foi demitido para atender aos apelos do movimento, que vinha pleiteando sua exoneração desde o ano passado. Integrantes do governo, como Rui Costa e Paulo Teixeira, têm trabalhado para reduzir o desgaste com o presidente da Câmara e encontrar uma solução para a demanda do MST.