O líder do Governo no Congresso, Randolfe Rodrigues, declarou nesta terça-feira (28.mai.2024) que vai "insistir" na aprovação de um projeto de lei para criminalizar as fake news, apesar das recentes derrotas no Legislativo. "Nós vamos continuar insistindo nesse tema. O mesmo tema que foi rejeitado hoje vai ser objeto de projeto de lei que vou apresentar no Senado. Vou insistir porque combater fake news é um desafio da nossa geração", afirmou.
Em uma sessão conjunta, deputados e senadores mantiveram o veto do ex-presidente Jair Bolsonaro que impediu a criminalização da disseminação de fake news, refletindo a força da maioria conservadora no Congresso. Além disso, a proposta de saídas temporárias de presos foi rejeitada, marcando outra derrota para o governo Lula. Randolfe reconheceu a derrota e afirmou que não judicializará o assunto. "Segue o jogo, vamos para os próximos temas", disse o senador, aceitando a prevalência dos valores conservadores no cenário político atual.
A oposição no Congresso reafirma seu compromisso com a ordem e a segurança, resistindo às tentativas da esquerda de implementar medidas controversas que ameaçam a estabilidade social. A insistência em projetos como o das fake news revela a persistência de agendas que buscam controlar a narrativa, enquanto a oposição defende a liberdade de expressão e a responsabilidade individual.