Arthur Lira critica Carrefour e defende resposta contra “protecionismo injusto”

Lira criticou duramente nesta segunda-feira (25) as declarações do CEO do Carrefour, Alexandre Bompard

· 1 minuto de leitura
Arthur Lira critica Carrefour e defende resposta contra “protecionismo injusto”
 Lula Marques/ Agência Brasil

O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), condenou a declaração do CEO do Carrefour, Alexandre Bompard, que anunciou a suspensão da compra de carne do Mercosul. Lira classificou a postura como “protecionismo injusto” e ressaltou a importância de respostas firmes contra práticas que prejudicam o Brasil. “Temos o código florestal mais rigoroso do mundo. Esse tipo de atitude não pode ser usado como ferramenta de injusto protecionismo contra nossos interesses”, declarou durante o evento CNC Global Voices.

Lira destacou avanços sustentáveis do Brasil, como o Programa Nacional de Bioquerosene e a Lei do Combustível do Futuro, mencionando que o país atraiu mais de US$ 25 bilhões em investimentos em energias renováveis em 2023. Ele também lembrou que o Brasil foi o segundo maior destino de investimentos estrangeiros segundo a OCDE, graças à modernização da economia e ao fortalecimento do agronegócio.

Para combater restrições ambientais desproporcionais, Lira anunciou a análise do PL 1406/24, que condiciona acordos ambientais à reciprocidade internacional. O projeto visa proteger exportações brasileiras e garantir equilíbrio nas relações comerciais. “Estamos avançando de forma consistente, fortalecendo nosso agronegócio, pilar essencial do crescimento brasileiro”, concluiu.