A GloboNews está passando por uma crise de audiência sem precedentes, refletindo as mudanças nos hábitos de consumo de mídia dos brasileiros. De acordo com o Painel Nacional de Televisão do Kantar Ibope, o canal perdeu 38% de sua audiência em apenas um mês. A média de desempenho em 24 horas caiu de 0,13 ponto em maio para 0,08 em junho, atingindo uma média diária de apenas 21.447 residências. Essa queda acentuada demonstra a preferência crescente dos consumidores por plataformas digitais que oferecem maior flexibilidade e personalização.
A situação crítica da GloboNews ilustra uma tendência mais ampla que também afeta os canais de TV aberta. No último domingo, o programa Fantástico, da TV Globo, registrou seu pior índice do ano com 14,4 pontos na Grande São Paulo, o terceiro pior dos últimos quatro anos. Paralelamente, dados da Anatel mostram uma drástica redução no número de assinantes de TV por assinatura, que caiu quase 50% na última década. Em contraste, o consumo de vídeos sob demanda tem crescido, representando 30,7% do mercado brasileiro em fevereiro de 2024, superando a TV por assinatura, que agora representa apenas 8,1%. Esses números evidenciam a migração dos consumidores para o streaming, deixando claro que a nova TV é a internet.