Baixou o tom: Maduro parabeniza Trump por vitória e busca “novo começo” nas relações com EUA

Ditador venezuelano surpreende com aceno ao presidente eleito dos EUA, após anos de sanções e tensões

· 1 minuto de leitura
Baixou o tom: Maduro parabeniza Trump por vitória e busca “novo começo” nas relações com EUA
Reprodução Redes Sociais

Nicolás Maduro, ditador da Venezuela, expressou inesperados cumprimentos ao presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump, em um discurso recente. Maduro afirmou desejar um “novo começo” nas relações bilaterais, apesar das sanções severas impostas pelo governo Trump entre 2017 e 2020, especialmente após eleições controversas em 2018. “Não fomos bem na primeira administração do presidente reeleito Donald Trump. É um novo começo para apostarmos em uma vitória para todos”, declarou Maduro, desejando “sorte” e “boa saúde” ao líder americano.

O aceno diplomático, no entanto, destoa do histórico de Maduro, que frequentemente acusa os EUA de sabotarem a economia venezuelana e violações contra sua soberania. Sua reeleição, em julho, não é reconhecida pela maioria das nações livres, que apontam irregularidades gritantes. Inclusive, o atual governo dos EUA reconhece Edmundo González, exilado na Espanha, como presidente legítimo da Venezuela.

Para muitos observadores, a postura conciliadora de Maduro soa mais como uma tentativa de aliviar a pressão internacional e as restrições econômicas, que Trump impôs com mão firme. Se a estratégia funcionará ou será percebida como oportunismo é uma questão que o tempo e a persistência das sanções responderão.