BC liquida Reag Investimentos após suspeitas de fraude no Banco Master

Gestora da Faria Lima tinha patrimônio inflado e fundador é alvo da PF

· 1 minuto de leitura
BC liquida Reag Investimentos após suspeitas de fraude no Banco Master
© Rovena Rosa/Agência Brasil

Um dia após João Carlos Mansur, fundador da Reag Trust, ser alvo da Operação Compliance Zero da Polícia Federal, o Banco Central decretou a liquidação extrajudicial da gestora. A decisão aponta "graves violações às normas do Sistema Financeiro Nacional" e bloqueia os bens de controladores e ex-administradores.

Em apenas cinco anos, a Reag viu seu patrimônio saltar de R$ 25 bilhões para R$ 341 bilhões, aumento de quase 14 vezes. Investigações indicam que fundos da gestora serviam para inflar artificialmente o patrimônio do Banco Master. Estruturas financeiras simulavam operações de crédito e criavam lastro fictício, enquanto rentabilidades de curtíssimo prazo eram incompatíveis com qualquer lógica de mercado.

Mansur tem currículo robusto: Monsanto, PwC, WTorre e participação na Trump Realty Brazil entre 2003 e 2006. Outra revelação recente indica que o resort da família de Toffoli foi comprado via fundo da própria Reag. O esquema, que misturava influência e engenharia financeira, começa a se desfazer diante da fiscalização.