A declaração do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) na live de domingo (28) esfriou a pré-candidatura de Ricardo Salles (PL-SP), que pode até desistir de concorrer, segundo aliados do deputado federal.
Na transmissão ao vivo, Bolsonaro indicou que deve apoiar Ricardo Nunes (MDB) na corrida pela Prefeitura de São Paulo, seguindo a orientação de aliados que defendem essa aliança, como o presidente do PL, Valdemar Costa Neto, o governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) e o advogado Fabio Wajngarten.
A decisão de Bolsonaro desagradou a Salles, que é visto como um candidato mais alinhado ao presidente na área de segurança pública. O deputado federal é ex-ministro do Meio Ambiente e foi acusado de liderar um esquema de exportação ilegal de madeira da Amazônia.
"A declaração do presidente foi um choque para nós", disse um aliado de Salles. "Ele nos deixou sem saber o que fazer."
A desistência de Salles seria bem recebida por conservadores, que veem Nunes como um candidato mais alinhado aos valores cristãos e conservadores. Nunes é o atual vice-prefeito de São Paulo e é visto como um político pragmático, que tem boa relação com a classe empresarial.
"Salles é um candidato muito polêmico", disse um analista político conservador. "Sua desistência seria uma vitória para os conservadores."
A decisão de Bolsonaro ainda não é definitiva. O ex-presidente pode mudar de ideia nos próximos dias. No entanto, a declaração de domingo já causou um grande estrago na pré-candidatura de Salles.