Brasileiros trocam marcas e priorizam preço em meio à alta do custo de vida

Mais de 80% dos consumidores passaram a optar por produtos mais baratos nos supermercados

· 1 minuto de leitura
Brasileiros trocam marcas e priorizam preço em meio à alta do custo de vida
Valter Campanato/Agência Brasil

Um levantamento da Neogrid revelou que 82% dos brasileiros estão substituindo marcas tradicionais por opções mais baratas para conter despesas.

A pesquisa da Opinion Box confirma o cenário: 95% perceberam aumento nos preços entre outubro de 2024 e 2025, e mais da metade acredita que os reajustes continuarão nos próximos meses. O estudo aponta que 73% dos entrevistados passaram a classificar produtos como chocolates (45%) e bebidas alcoólicas (19%) como “mimos”, ou seja, itens não essenciais.

As maiores trocas de marcas ocorreram nos setores de limpeza (68,86%), higiene pessoal (57,06%) e alimentação (53,77%). Com isso, as marcas próprias de supermercados vêm ganhando espaço nas prateleiras. Segundo o especialista Leandro Rosadas, “os consumidores abandonaram a fidelidade às marcas, priorizando o custo-benefício e o essencial”.