Café produtor de água: Em visita à Cooabriel, presidente do CNC anuncia implantação do projeto no ES

Projeto pioneiro é anunciado no Espírito Santo, promovendo inovação e preservação ambiental

· 1 minuto de leitura
Café produtor de água: Em visita à Cooabriel, presidente do CNC anuncia implantação do projeto no ES
Reprodução

O presidente do Conselho Nacional do Café (CNC), Silas Brasileiro, visitou o Espírito Santo para anunciar a chegada do projeto Café Produtor de Água à região. A iniciativa, que visa a sustentabilidade na cadeia produtiva de café, já foi testada em Minas Gerais e agora começa a ser implantada no noroeste capixaba, em parceria com a Cooabriel, uma cooperativa referência em boas práticas ambientais e mercado internacional. O projeto destaca-se pela revitalização de mananciais e preservação de matas ciliares, fundamentais para a sustentabilidade e a qualidade de vida nas áreas rurais.

Além de impulsionar a preservação ambiental, o projeto também foca em práticas responsáveis que beneficiem os produtores de café. A visita incluiu a apresentação do Apiário Cooabriel, um exemplo de como sustentabilidade e produtividade podem caminhar juntas. Bento Venturim, presidente do Sicoob Central ES, destacou a importância de alinhar as cooperativas com as práticas ESG, reforçando a necessidade de uma gestão responsável dos recursos naturais.

O planejamento prevê que a primeira fase do projeto no Espírito Santo comece em 2025, com os produtores recebendo pelos serviços ambientais a partir de 2026. O projeto é uma demonstração do compromisso do Brasil em integrar sustentabilidade e produtividade, criando novas oportunidades para a cafeicultura nacional.