Nesta quarta-feira (8), Porto Alegre amanheceu com uma notícia esperançosa: o rio Guaíba apresentou uma redução de 15 centímetros em seu nível de cheia, marcando a primeira queda significativa após dias de recordes de inundação. Segundo a Prefeitura, às 6h da manhã o rio estava a 5,12 metros, comparado aos 5,27 metros da manhã anterior.
Este recuo ocorre em um momento crítico, já que o Guaíba atingiu a marca histórica de 5,33 metros no sábado (5), superando o recorde anterior de 4,75 metros, estabelecido em 1941. Apesar da diminuição, o Serviço Geológico do Brasil alerta que o rio deve permanecer acima da cota de inundação, que é de 3 metros, até a próxima semana.
A situação das chuvas no Rio Grande do Sul tem sido grave, com o Governo do Estado confirmando 95 mortes e 128 pessoas ainda desaparecidas. A Defesa Civil relata que 414 municípios foram afetados, impactando mais de 1,4 milhões de pessoas. A redução nos níveis do Guaíba traz um respiro aos municípios da Região Metropolitana, que estão entre os mais afetados pelos temporais.