Congressistas protocolam projeto de lei nos EUA que pode barrar Alexandre de Moraes no país

Projeto republicano mira ministros estrangeiros que ameaçam os direitos dos cidadãos americanos, incluindo Musk

· 1 minuto de leitura
Congressistas protocolam projeto de lei nos EUA que pode barrar Alexandre de Moraes no país
Agência Brasil

Um projeto de lei, apresentado no Congresso dos Estados Unidos pelos deputados republicanos Maria Elvira Salazar e Darrell Issa, visa impedir a entrada de autoridades estrangeiras que promovam censura contra cidadãos americanos. No centro das atenções, o ministro Alexandre de Moraes, do STF, figura controversa por suas decisões no Brasil que afetaram diretamente plataformas de mídia social, como o X (antigo Twitter), desafiando o direito à livre expressão, um valor inegociável no conservadorismo.

Os republicanos criticam duramente a postura de Moraes, destacando a violação dos direitos do bilionário americano Elon Musk, que teve suas empresas afetadas por decisões do STF. "O ministro Alexandre de Moraes é a vanguarda de um ataque internacional à liberdade de expressão", afirmou Salazar. O projeto pretende barrar a entrada nos EUA de qualquer autoridade estrangeira que atente contra os direitos garantidos pela Constituição americana.

Essa iniciativa simboliza a batalha entre aqueles que lutam por um Estado livre e conservador e as forças progressistas, que veem na censura e no controle de narrativas uma ferramenta de poder. A proposta de lei pode ser o início de um movimento internacional contra o autoritarismo da esquerda e seu crescente controle sobre a liberdade de expressão.