Defesa Civil de Cuiabá promove ação educativa contra queimadas na zona rural

A ação educativa, realizada na Escola Municipal de Educação Básica do Campo (EMEBC)

· 1 minuto de leitura
Defesa Civil de Cuiabá promove ação educativa contra queimadas na zona rural
Crédito: Reprodução

Assessoria Prefeitura de Cuiabá

A Secretaria Adjunta Especial de Defesa Civil de Cuiabá apresentou o projeto “Juntos por uma Cuiabá sem Queimadas” aos moradores da comunidade Rio dos Couros, localizada na região rural que liga o bairro Pedra 90 à BR-163/364.

A ação educativa, realizada na Escola Municipal de Educação Básica do Campo (EMEBC) Novo Renascer, situada na Estrada Rio dos Couros, km 54, contou com palestras informativas, orientações práticas e demonstrações de equipamentos utilizados no combate direto ao fogo, com a participação ativa dos moradores nas atividades.

O secretário adjunto especial de Defesa Civil, coronel Alessandro Borges Ferreira, destacou que a reunião, realizada no último final de semana, em parceria com a Secretaria Adjunta de Relações Comunitárias, fortalece a cultura da prevenção, especialmente em áreas mais vulneráveis. Segundo ele, a participação da comunidade é fundamental para o fortalecimento da rede de proteção ambiental e para a mobilização das comunidades locais.
“Nosso objetivo é capacitar a população para que saiba como agir antes, durante e depois de situações de risco. A prevenção salva-vidas, e ela começa com o acesso à informação e o preparo da comunidade”, destacou o secretário.

A ação contou com a presença do secretário municipal de Agricultura e Trabalho, Vicente Falcão Filho, da vereadora Baixinha Giraldelli e dos subprefeitos das regiões Norte e Sul da Secretaria Adjunta de Relações Comunitárias de Cuiabá. Além da comunidade Rio dos Couros, o projeto já foi apresentado aos moradores da região Oeste, composta pelos bairros Novo Terceiro, Jardim Santa Isabel e Jardim Santa Amália.

A iniciativa, liderada pela Secretaria Adjunta Especial de Defesa Civil e pela Secretaria Adjunta de Relações Comunitárias, em parceria com o Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso (CBMMT), leva conhecimento à população sobre o período proibitivo, a responsabilidade criminal e as formas de prevenção.