Denúncia contra cunhado de jornalista esquenta os bastidores da política e da mídia

Investigação solicita apuração de possíveis irregularidades no uso de recursos públicos pela Ancine

· 1 minuto de leitura
Denúncia contra cunhado de jornalista esquenta os bastidores da política e da mídia
Foto: Lula Marques/ Agência Brasil

A deputada Carla Zambelli (PL-SP) pediu uma investigação sobre projetos aprovados pela Agência Nacional do Cinema (Ancine) que beneficiaram a empresa Descoloniza Filmes, de Ibira Machado, cunhado de Daniela Lima, comentarista da GloboNews. O valor de R$ 576 mil foi destinado a três projetos aprovados pela Ancine, além de outras propostas habilitadas no edital BRDE/FSA – Produção de Cinema 2023. Zambelli questiona o desvio de finalidade e pede apuração rigorosa sobre o uso desses recursos públicos.

Zambelli, que já denunciou o viés ideológico em setores da mídia, critica o que considera favorecimento de interesses pessoais em detrimento do bem público. A deputada mencionou diretamente Daniela Lima, associando o caso à defesa aberta de sua parte sobre o governo Lula. A investigação agora busca esclarecer se houve manipulação dos atos administrativos, comprometendo a moralidade pública.

Este episódio expõe como interesses privados podem se misturar com o financiamento público, e coloca em xeque a imparcialidade que deveria prevalecer, tanto no jornalismo quanto nas decisões governamentais. O que está em jogo não é apenas a legalidade do uso de dinheiro público, mas a ética de quem o distribui e de quem o defende.