Após a derrota na instalação da CPMI do INSS, o presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), esteve nesta quarta-feira (20) no Palácio da Alvorada para reunião reservada com o presidente Lula. O encontro, fora da agenda oficial, ocorreu logo após a oposição garantir maioria e eleger o senador Carlos Viana (Podemos-MG) para presidir a comissão, em substituição ao aliado governista Omar Aziz (PSD-MA). O placar foi de 17 a 14.
Motta permaneceu cerca de 20 minutos no Alvorada. Pouco antes, deixaram o local os ministros Rui Costa e Gleisi Hoffmann, que também acompanham de perto a movimentação no Congresso. Além da presidência, o governo perdeu a relatoria: Alfredo Gaspar (União Brasil-AL), crítico ao Planalto, foi indicado pelo novo presidente da CPMI, em lugar de Ricardo Ayres (Republicanos-TO), considerado nome moderado.
A comissão foi criada para investigar fraudes em benefícios, aposentadorias e desvio de recursos do INSS. O colegiado reúne 16 deputados e 16 senadores titulares, definidos de acordo com o tamanho das bancadas.