Desenvolvimento infantil: Mãe diz que acompanhamento multidisciplinar a ajudou a ver um futuro em que seu filho seja um adulto independente

Clínicas multidisciplinares da Unimed Cuiabá unem estrutura moderna, equipe capacitada e acolhimento às famílias

· 2 minutos de leitura
Desenvolvimento infantil: Mãe diz que acompanhamento multidisciplinar a ajudou a ver um futuro em que seu filho seja um adulto independente
Assessoria Unimed Cuiabá

Assessoria Unimed Cuiabá

Crédito: Fernando Rodrigues

Receber o diagnóstico de Transtorno do Espectro Autista (TEA) é, para muitos pais, um momento marcado por insegurança e incertezas sobre independência, funcionalidade e inclusão social dos filhos. Foi assim com a professora Ana Mirian Moura, mãe de Leonardo, de 8 anos, diagnosticado com TEA nível de suporte 2.

No entanto, após iniciar o acompanhamento em uma das clínicas multidisciplinares da Unimed Cuiabá, a mãe estabeleceu um divisor de águas. “No começo, o Leonardo vivia muito no mundo dele. A interação era mínima, quase não havia contato com outras pessoas ou crianças. Hoje, ele brinca, compartilha, convive, evoluiu na escola, começou a ler sílabas complexas e se desenvolveu de uma forma que eu jamais imaginei”, relata Ana, emocionada.

Leonardo realiza cerca de 15 horas semanais de terapias, distribuídas em três dias. Para a mãe, o esforço da família em manter a rotina é grande, mas os resultados compensam. Ana destaca ainda o vínculo afetivo criado entre o filho e a equipe da clínica. “Ele ama vir para cá. Isso mostra o quanto o acolhimento e a dedicação da equipe fazem diferença.”

Segundo a psicóloga Priscila Lélis, o primeiro passo do atendimento é sempre o acolhimento dos pais. “Muitos chegam com o diagnóstico recente, cheios de dúvidas, ansiedade e sentimentos misturados. Nosso trabalho começa escutando, orientando e ajudando a família a entender os comportamentos da criança, além de reforçar a importância de os pais também se cuidarem emocionalmente”, explica.

Apaixonada pela profissão, Priscila relata que acompanhar o desenvolvimento infantil é uma das maiores recompensas. “Ver a criança se tornando funcional, incluída, brincando, convivendo em sociedade, é algo indescritível. Esse é o maior salário de qualquer terapeuta infantil.”

O diretor-presidente da Unimed Cuiabá, Carlos Bouret, destaca que investir em locais preparados e em profissionais capacitados é uma escolha estratégica, mas, sobretudo, humana.

“Desde o início da gestão, temos o compromisso de olhar para as pessoas, para as famílias e para as suas dores. As clínicas multidisciplinares foram pensadas com sensibilidade, para oferecer um cuidado completo, ético e acolhedor. Sabemos que, por trás de cada criança atendida, existe uma mãe, um pai, uma família inteira que precisa de apoio, segurança e esperança. Esse é o papel da Unimed Cuiabá”, afirma.

Clínicas Multidisciplinares Unimed Cuiabá

Referência em Mato Grosso, a Unimed Cuiabá conta com três Clínicas Multidisciplinares de Terapias Especiais voltadas para crianças e jovens até 16 anos que apresentem diagnóstico ou suspeita de Transtorno do Espectro Autista (TEA) e/ou outros transtornos do neurodesenvolvimento.

A estrutura das clínicas também é apontada como um diferencial. Os espaços contam com recursos terapêuticos adequados, ambiente seguro e uma equipe multidisciplinar completa, formada por psicólogos, terapeutas ocupacionais, fonoaudiólogos, psicopedagogos e musicoterapeutas.

Agendamento: atendimento mediante agendamento prévio pela Central de Agendamento: (65) 3319-3500.

Clínica I – Jardim Cuiabá

Rua das Camélias, nº 288 – Jardim Cuiabá
Atendimento: segunda a sexta-feira, das 7h às 19h
Telefone: (65) 3612-8800 / (65) 98147-0036

Clínica II – Porto

Rua Cel. Benedito Leite, nº 339 – Centro Sul
Atendimento: segunda a sexta-feira, das 7h às 19h | sábado, das 8h às 12h
Telefone: (65) 3612-8800 / (65) 98126-0329

Clínica III – Coxipó

Av. Fernando Corrêa da Costa – Coxipó
Atendimento: segunda a sexta-feira, das 7h às 19h
Telefone: (65) 3612-8800 / (65) 98401-3759