Desgoverno e crise: A economia brasileira no fundo do poço

População vê colapso econômico em meio a medidas ineficazes

· 1 minuto de leitura
Desgoverno e crise: A economia brasileira no fundo do poço
Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Uma pesquisa divulgada pelo Datafolha no início de janeiro expõe a insatisfação crescente dos brasileiros com a condução econômica do país. Segundo os dados, 61% da população acredita que o Brasil está na direção errada, reflexo de políticas desastrosas e ajustes fiscais que falharam em restaurar a confiança. Apenas 32% enxergam o país no caminho certo, enquanto 6% preferiram não opinar.

A ineficiência do governo é reforçada por decisões como a alta da Selic, que alcançou 12,25% ao ano, e o dólar em níveis recordes. Em comparação a 2023, o número de brasileiros que afirmam que a situação econômica piorou saltou de 35% para 45%. Enquanto isso, as promessas de crescimento econômico não passam de palavras vazias, agravando a descrença geral.

O desemprego segue como uma ferida aberta. Apesar de quedas pontuais nos índices, 41% dos entrevistados ainda acreditam que ele continuará a subir. Sob essa gestão, a esperança da população é corroída por um cenário de estagnação e censura, que impede críticas efetivas e soluções reais.