Durante um discurso em Las Vegas, no último domingo, o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, protagonizou um momento que rapidamente ganhou as manchetes e agitou as redes sociais. Em sua fala, Biden afirmou ter se encontrado "recentemente" com François Mitterrand, o ex-presidente francês que liderou o país de 1981 a 1995 e faleceu em janeiro de 1996, há mais de duas décadas. A declaração veio à tona enquanto o presidente, que visa a reeleição este ano, destacava os riscos de uma possível vitória de Donald Trump nas eleições de 2021.
🔸️In a recent speech, Joe Biden said he recently met with the president of France Francois Mitterrand.
— The Constitutional Conservative (@TheCCShowcast) February 6, 2024
🔸️The problem? Mitterrand has been DEAD for 30 years. He was the French president from 1981 - 1995 & died in 1996.
🔸️Biden's cognitive decline is more obvious every day. pic.twitter.com/qgHDcZrUcI
O equívoco de Biden não se limitou a confundir o nome de Mitterrand com o do atual presidente francês, Emmanuel Macron, com quem de fato se encontrou em uma reunião do G7 na Inglaterra, meses após sua posse em 2021. O presidente americano também trocou as nacionalidades, referindo-se a Mitterrand como se fosse da Alemanha, antes de corrigir para França, e posteriormente confundindo Macron com o chanceler alemão.
O episódio de Las Vegas não é isolado na trajetória recente de Biden. O presidente tem acumulado uma série de gafes e lapsos públicos que suscitam debates sobre sua capacidade mental para o exercício do cargo. Aos 81 anos, Biden já indagou sobre a presença de uma congressista, Jackie Walorski, em um evento na Casa Branca, esquecendo-se de que ela havia falecido em um acidente de carro um mês antes, em setembro de 2022.
Biden se atrapalha em discurso e lê instruções: ‘Fim da citação, repita a frase’ https://t.co/t82MsIMvrS
— Revista Oeste (@revistaoeste) July 9, 2022
Outro momento constrangedor ocorreu em julho de 2023, durante uma cúpula da Organização do Tratado do Atlântico Norte, quando Biden chamou o presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, de "Vladimir", confundindo-o com o presidente russo, Vladimir Putin, principal adversário da Ucrânia.
Estes deslizes têm alimentado discussões tanto entre opositores quanto aliados sobre a aptidão de Biden para liderar a nação mais poderosa do mundo. A frequência com que o presidente se perde após discursos ou confunde informações tem levantado questionamentos sobre os desafios de governar aos 81 anos, em um período marcado por tensões geopolíticas significativas e desafios internos nos Estados Unidos.
Biden addresses Ukrainian President Volodymyr Zelenskyy as "Vladimir," then says he "shouldn't be so familiar" pic.twitter.com/lhNSY194fO
— RNC Research (@RNCResearch) July 12, 2023
"Jackie, where's Jackie?," Joe Biden asks where Rep. Jackie Walorski is.
— Catch Up (@CatchUpFeed) September 28, 2022
Walorski died in a car crash several months ago. Biden even released a statement of condolences in August following her death. pic.twitter.com/ZLAbGe768j