São Paulo mostra ao Brasil que é possível transformar a educação pública com planejamento e eficiência. Em 2024, o desempenho de leitura entre alunos do 2º ano do ensino fundamental na rede pública estadual avançou 57%, segundo a Avaliação de Fluência Leitora. O número de crianças classificadas como "leitores iniciantes e fluentes" saltou de 181,5 mil, em março, para 286,6 mil, em novembro. Ao mesmo tempo, a quantidade de estudantes no nível crítico de “pré-leitura” caiu de 57,1 mil para 20,2 mil. Essa conquista reforça o compromisso do governo estadual em priorizar a educação de base.
O programa Alfabetiza Juntos foi decisivo nesse progresso, beneficiando mais de 370 mil alunos em 342 municípios. A iniciativa combina formação de professores, materiais didáticos padronizados e avaliações contínuas para monitorar as habilidades de leitura e compreensão textual. Com investimento robusto de R$ 300 milhões, a meta é alfabetizar 90% das crianças até o final do mandato, em 2026. “O avanço dos nossos estudantes é resultado direto do esforço de todas as escolas paulistas nesta etapa fundamental do aprendizado de crianças e jovens”, afirmou o secretário estadual de Educação, Renato Feder.
Os dados também evidenciam progresso nas avaliações municipais. Com base no Índice de Fluência Leitora (IFL), 459 municípios atingiram as faixas mais altas de desempenho, consolidando a educação como uma prioridade estadual. Essa evolução reafirma a importância de políticas que incentivem o aprendizado e valorizem a alfabetização como ferramenta essencial para o futuro. O sucesso paulista serve de inspiração para todo o Brasil, mostrando que investimentos bem direcionados podem mudar o cenário educacional de forma concreta e positiva.