Elon Musk, destacado CEO da Tesla e SpaceX, recentemente manifestou preocupação com restrições à liberdade de expressão nos Estados Unidos, por meio de uma publicação na plataforma social X/Twitter. Ele endossou as observações de Christopher F. Rufo, um proeminente ativista conservador, que denuncia esforços para limitar a liberdade sob a bandeira do combate ao "discurso de ódio".
Rufo criticou a nova CEO da NPR por sua abordagem contrária a uma internet "livre e aberta", e sua descrição da Primeira Emenda como um "desafio" ao controle narrativo, além de admitir a censura de discursos em coordenação com o governo. Musk, ao compartilhar esse comentário, destacou: “A oposição à liberdade de expressão (sob o disfarce de ‘discurso de ódio’) na América por ativistas de extrema esquerda é muito maior do que a maioria das pessoas percebe.”
Este posicionamento de Musk reafirma seu compromisso com a defesa de uma liberdade de expressão quase absoluta, confrontando a crescente regulamentação de plataformas digitais tanto nos EUA quanto no Brasil.