Elon Musk e Trump: Aliança para reduzir a burocracia governamental

Nomeação de Musk visa reformas estruturais profundas nos EUA

· 1 minuto de leitura
Elon Musk e Trump: Aliança para reduzir a burocracia governamental
Reprodução - X

Elon Musk, recentemente nomeado para liderar o Departamento de Eficiência Governamental dos EUA, se comprometeu a desmantelar a pesada burocracia que, segundo ele, tem sufocado o país com excessos. Ao lado do empresário Vivek Ramaswamy, Musk anunciou que promoverá uma "reforma estrutural em larga escala" para combater o desperdício e otimizar os recursos. Em sua rede social, Musk enfatizou: “Ou nos tornamos eficientes ou a América irá à falência”.

Uma das principais metas de Musk será a redução drástica do número de agências federais, questionando a necessidade de centenas delas. Segundo ele, das 428 existentes, pelo menos 99 poderiam ser eliminadas sem prejuízo aos serviços essenciais. Para Musk, a burocracia não só pesa no bolso do contribuinte como também dificulta o desenvolvimento econômico, sendo essencial uma revisão dos órgãos realmente necessários.

Com promessa de "transparência máxima", Musk afirmou que o novo departamento listará os gastos "mais absurdos" e tornará pública cada ação de corte. Ele destacou ainda que o público será consultado antes de quaisquer cortes significativos, buscando tornar a governança mais direta e participativa.