O Ministério das Relações Exteriores do Brasil emitiu um alerta de segurança aos brasileiros na Venezuela na segunda-feira (29), após a polêmica eleição presidencial no país vizinho. Sem mencionar diretamente o pleito, o Itamaraty orientou que os cidadãos brasileiros "mantenham-se informados sobre a situação de segurança nas áreas onde se encontram e evitem aglomerações" devido aos "recentes acontecimentos na Venezuela". A Embaixada do Brasil também pediu que os brasileiros acompanhem suas atualizações nas mídias sociais.
O Conselho Nacional Eleitoral da Venezuela declarou Nicolás Maduro vencedor com 51% dos votos, um resultado que não foi confirmado com a divulgação das atas de votação, controladas pelo regime chavista. A líder oposicionista María Corina Machado contestou, afirmando que o bloco Plataforma Unitária Democrática (PUD) obteve 73% das atas, declarando a vitória de Ernesto González. Em meio a protestos e panelaços, o governo Lula ainda não reconheceu oficialmente o resultado, aguardando a divulgação completa das atas eleitorais.
Veja a íntegra da nota divulgada pelo Itamaraty:
“Em vista dos recentes acontecimentos na Venezuela, o Ministério das Relações Exteriores recomenda que brasileiros e brasileiras residentes, em trânsito ou com viagem marcada no país acompanhem a página e as mídias sociais da Embaixada do Brasil em Caracas, mantenham-se informados sobre a situação de segurança nas áreas onde se encontram e evitem aglomerações.
A Embaixada do Brasil em Caracas permanece atenta à situação das cidadãs e dos cidadãos brasileiros no país e disponibiliza, em caso de emergência envolvendo seus nacionais, o seu plantão consular, +58 414-3723337 (com WhatsApp). O plantão consular geral do Itamaraty pode ser contatado por meio do telefone +55 (61) 98260-0610”.