Rodrigo Constantino comentou, em conversa com a advogada de imigração Dra. Ingrid, a decisão dos Estados Unidos de congelar vistos de 75 países, incluindo o Brasil. Segundo ele, a medida reflete um endurecimento na política de imigração americana, com processos analisados sob uma “lupa” para separar candidatos que agregam valor ao país daqueles que não atendem aos critérios.
O analista associou o maior rigor ao cenário político atual e às políticas do governo Trump, voltadas ao combate à imigração ilegal e ao abuso de benefícios do Estado. Constantino recomendou que brasileiros com casos sólidos, como os vistos de talento EB-1 e EB-2, e que já tenham planejamento correto de imigração, ingressem com seus pedidos rapidamente para evitar atrasos decorrentes da análise mais criteriosa.
Ele também alertou para o aumento de fraudes e irregularidades envolvendo vistos EB-2 e O-1, reforçando a importância de assessoria jurídica séria. Constantino esclareceu que a medida não afetou vistos de turismo, destinados a quem deseja apenas visitar os Estados Unidos, mantendo esses processos normais.