EUA estão negociando anistia para que Maduro deixe poder, diz jornal

Segundo reportagem do "The Wall Street Journal", Washington quer oferecer também garantias de que não perseguirá Maduro caso ele aceite reconhecer a vitória que a oposição alega ter tido nas eleições venezuelanas

· 1 minuto de leitura
EUA estão negociando anistia para que Maduro deixe poder, diz jornal
Reprodução

O Conselho Nacional Eleitoral (CNE) da Venezuela, alinhado ao governo de Nicolás Maduro, proclamou sua vitória com 52% dos votos, mas não divulgou as atas eleitorais, alegando um hackeamento do sistema. A oposição, liderada por Edmundo González, contesta o resultado, alegando ter vencido com 67% dos votos, e apresentou evidências de um site com mais de 80% das atas digitalizadas.

Uma contagem independente da Associated Press confirma a vitória de González por uma diferença de 500 mil votos. Os EUA, que acusam Maduro de envolvimento com o tráfico de cocaína, oferecem uma recompensa de US$ 15 milhões por sua prisão e podem cancelar essa recompensa caso negociações de anistia avancem. Maduro rejeitou uma proposta de transição e exige que a líder oposicionista María Corina Machado se entregue. As eleições completam duas semanas sem a divulgação das atas.