EUA preparam ofensiva militar contra regime de Maduro, segundo jornal

Operação miraria estruturas do cartel ligado ao governo venezuelano e pode começar a qualquer momento

· 1 minuto de leitura
EUA preparam ofensiva militar contra regime de Maduro, segundo jornal
Reprodução

Segundo o Miami Herald, os Estados Unidos estão prontos para lançar ataques de precisão contra alvos militares na Venezuela. Fontes informaram que a ação visa desmantelar o chamado Cartel dos Sóis, composto por altos oficiais ligados ao regime de Nicolás Maduro e responsável por exportar cerca de 500 toneladas de cocaína por ano. A recompensa por informações que levem à captura de Maduro foi elevada a US$ 50 milhões — a maior da história americana.

Os alvos, segundo o jornal, podem ser atingidos em questão de horas ou dias. O porta-aviões USS Gerald R. Ford, com 4 mil militares e 90 aeronaves, já está posicionado no Caribe, acompanhado de caças F-35B e drones armados MQ-9 Reaper. A força-tarefa deverá transferir suas operações navais para o território venezuelano, atingindo laboratórios e instalações do cartel.

Fontes do alto escalão americano afirmaram que “o tempo de Maduro está acabando” e que ele “não conseguirá escapar do país”. A ofensiva representaria uma das maiores ações militares dos EUA na América Latina em décadas.