O Subsecretário da Diplomacia Pública dos EUA, Darren Beattie, usou suas redes sociais nesta segunda-feira (8) para celebrar o 203º Dia da Independência do Brasil e enviar um recado direto ao ministro do STF, Alexandre de Moraes.
“Para o ministro Alexandre de Moraes e os indivíduos cujos abusos de autoridade têm minado essas liberdades fundamentais, continuaremos a tomar as medidas cabíveis”, afirmou.
A declaração reforça a aplicação da Lei Magnitsky contra Moraes, que bloqueou seus bens nos EUA e em empresas nas quais detenha participação significativa. Washington acusa o magistrado de perseguir opositores, censurar vozes críticas e conduzir processos politizados, inclusive contra o ex-presidente Jair Bolsonaro.
Autoridades americanas, como o secretário do Tesouro Scott Bessent e o senador Marco Rubio, destacaram que a justiça americana continuará responsabilizando aqueles que ameaçam interesses dos EUA e liberdades civis.
As ações evidenciam o compromisso do governo Trump em apoiar o povo brasileiro na preservação da liberdade e contra abusos de autoridade.
Yesterday marked Brazil’s 203rd Independence Day. It was a reminder of our commitment to stand with the people of Brazil who seek to preserve the values of freedom and justice. For Justice Alexandre de Moraes and the individuals whose abuses of authority have undermined these…
— Senior Official for Public Diplomacy (@UnderSecPD) September 8, 2025