EUA reafirmam pressão sobre Moraes e celebram Independência do Brasil

Mensagem de Washington reforça sanções e compromisso com liberdade diante de abusos de autoridades

· 1 minuto de leitura
EUA reafirmam pressão sobre Moraes e celebram Independência do Brasil
Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil

O Subsecretário da Diplomacia Pública dos EUA, Darren Beattie, usou suas redes sociais nesta segunda-feira (8) para celebrar o 203º Dia da Independência do Brasil e enviar um recado direto ao ministro do STF, Alexandre de Moraes.

“Para o ministro Alexandre de Moraes e os indivíduos cujos abusos de autoridade têm minado essas liberdades fundamentais, continuaremos a tomar as medidas cabíveis”, afirmou.

A declaração reforça a aplicação da Lei Magnitsky contra Moraes, que bloqueou seus bens nos EUA e em empresas nas quais detenha participação significativa. Washington acusa o magistrado de perseguir opositores, censurar vozes críticas e conduzir processos politizados, inclusive contra o ex-presidente Jair Bolsonaro.

Autoridades americanas, como o secretário do Tesouro Scott Bessent e o senador Marco Rubio, destacaram que a justiça americana continuará responsabilizando aqueles que ameaçam interesses dos EUA e liberdades civis.

As ações evidenciam o compromisso do governo Trump em apoiar o povo brasileiro na preservação da liberdade e contra abusos de autoridade.