O governo dos Estados Unidos, sob liderança do presidente Donald Trump, teria revogado os vistos do ministro da Justiça, Ricardo Lewandowski, do senador Rodrigo Pacheco e de seus familiares, segundo divulgou o jornalista Paulo Figueiredo nesta quarta-feira (20).
Até o momento, ambos não receberam notificação oficial, e o Departamento de Estado nem a Embaixada americana no Brasil se manifestaram.
Se confirmada, a medida se somaria a uma série de revogações já anunciadas por Washington. Em julho, o secretário de Estado Marco Rubio comunicou o cancelamento dos vistos de Alexandre de Moraes, de outros sete ministros do STF e do procurador-geral Paulo Gonet. Moraes posteriormente foi incluído na lista de sanções da Lei Magnitsky.
Além de membros do Judiciário, os EUA também revogaram vistos de pessoas ligadas ao programa Mais Médicos, apontado como instrumento de financiamento ao regime cubano. A possível inclusão de Lewandowski e Pacheco ampliaria a lista de autoridades brasileiras atingidas.