'Existe, sim, racismo ambiental', diz Marina Silva

A Ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, destaca a presença do "racismo ambiental" no cotidiano brasileiro, mencionando a predominância de vítimas negras nas chuvas de São Sebastião.

· 1 minuto de leitura
'Existe, sim, racismo ambiental', diz Marina Silva
Foto: Marcos Oliveira/Agência Senado

Na quinta-feira (25), a Ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Marina Silva, enfatizou a existência do "racismo ambiental" no dia a dia dos brasileiros.

"Às vezes, as pessoas evitam encarar a realidade, mas estamos aqui para não negar os fatos. Sem dúvida, o racismo ambiental é uma realidade", afirmou a ministra durante uma entrevista em Brasília.

Marina destacou que a maioria das vítimas das chuvas em São Sebastião (SP) era composta por indivíduos de pele negra e residentes nas áreas de morros próximas à cidade. O termo "racismo ambiental" ganhou destaque nas redes sociais após a Ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco, abordar o assunto em resposta às intensas chuvas no Rio de Janeiro. Opositores do governo, como o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), ironizaram a declaração.

Posteriormente às declarações de Anielle, a Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (Secom) divulgou um texto explicativo no site do governo sobre o conceito de "racismo ambiental".