Facada ainda cobra seu preço: Bolsonaro enfrenta recuperação delicada após nova cirurgia

Ex-presidente passa por operação de 12 horas e segue na UTI com quadro intestinal grave e risco de complicações

· 1 minuto de leitura
Facada ainda cobra seu preço: Bolsonaro enfrenta recuperação delicada após nova cirurgia
Reprodução X/ Jair Bolsonaro

Jair Bolsonaro, 69, foi submetido a uma complexa cirurgia abdominal no domingo (13), em Brasília, após um grave quadro de inflamação intestinal. A equipe médica do Hospital DF Star informou que a recuperação será longa, sem previsão de alta. “O intestino estava bastante sofrido”, relatou o cirurgião Cláudio Birolini, mencionando aderências internas severas, reflexo das seis cirurgias anteriores desde a facada em 2018.

A operação durou cerca de 12 horas e envolveu a liberação de três metros e meio de intestino milímetro a milímetro. “A princípio, não haverá colostomia”, afirmou Birolini. Apesar da complexidade, os médicos classificaram o resultado como “excelente e satisfatório”, embora alertem para risco de novas aderências. A proteína C-reativa, que indica inflamação, estava 150 vezes acima do normal.

Nas próximas 48 horas, Bolsonaro continuará na UTI, recebendo nutrição intravenosa. Os médicos dizem que é preciso deixar o intestino “descansar”. O episódio reacende a realidade deixada pelo atentado: uma cicatriz que ainda insiste em doer.