O presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump, garantiu a vitória ao conquistar todos os sete estados-pêndulo, incluindo o Arizona, confirmando sua liderança com 52,6% dos votos no estado, de acordo com projeção da Associated Press. Esse resultado decisivo, divulgado em 10 de novembro, solidificou o sucesso de Trump nas eleições de 2024, encerrando a disputa contra a vice-presidente Kamala Harris.
O Arizona, com sua extensa fronteira com o México, foi um dos principais focos da campanha republicana, marcada por promessas de fortalecimento da segurança e controle rigoroso de imigração. Essas propostas de endurecimento fronteiriço atraíram eleitores conservadores e moderados, preocupados com as políticas de imigração e segurança nacional, consolidando uma vitória expressiva em um dos estados mais disputados.
Além de superar os 270 delegados necessários no Colégio Eleitoral, Trump conquistou o voto popular e ainda ampliou a maioria republicana na Câmara e no Senado. Com isso, o novo governo inicia sob forte respaldo, refletindo o desejo de uma agenda voltada para o fortalecimento das fronteiras, segurança e outros temas prioritários para a nação.