A postura da primeira-dama Janja da Silva durante o Cria G20 no Rio de Janeiro causou muitas críticas. Em meio a um discurso sobre combate à desinformação, Janja foi interrompida pelo som de uma buzina de navio e disparou: “Alô, acho que é o Elon Musk. Eu não tenho medo de você, inclusive, fuck you Elon Musk.” O episódio gerou reações imediatas, especialmente após sua troca de palavras com o influenciador Felipe Neto, que a encorajou: “Pode, deve.”
O empresário Elon Musk não deixou barato e rebateu, afirmando que o atual presidente Luiz Inácio Lula da Silva perderá a próxima eleição. Enquanto Janja defendia uma regulação global das plataformas digitais, o episódio desviou a atenção do evento, transformando o palco internacional em espaço para declarações polêmicas que pouco contribuíram para o tema proposto.
O Cria G20, criado para discutir temas como inclusão e emergência climática, acabou sem público e manchado por palavras de baixo calão. A falta de compostura da primeira-dama Janja da Silva desvia o foco das questões urgentes e reafirma o total despreparo político em momentos que exigem seriedade e equilíbrio.
Fuck you, Elon Musk,”
— Visegrád 24 (@visegrad24) November 16, 2024
says Brazil's first lady, Janja da Silva, during the G20 Social panel. pic.twitter.com/z99XqiHwnj