Na mais recente demonstração de desrespeito às instituições, o deputado Glauber Braga (PSOL-RJ) foi detido durante a reintegração de posse da UERJ. Ao tentar impedir a ação legal autorizada pela Justiça, Braga protagonizou mais uma cena de desordem, característica recorrente de certos setores da esquerda que, ao invés de defender a ordem e o respeito às decisões judiciais, promovem o caos e o confronto.
Este não é um caso isolado. Glauber já possui um histórico no Conselho de Ética da Câmara dos Deputados, onde responde a múltiplas representações por conduta inadequada, incluindo agressões físicas. O comportamento de figuras como Braga reflete a tática de uma esquerda que, ao invés de buscar soluções construtivas, insiste em fomentar a polarização e a desobediência civil.
A postura do governo estadual, ao repassar milhões à UERJ, reflete o compromisso com a educação, mas é justo questionar até quando o Estado deve financiar estudantes que promovem a "baderna" e se distanciam da verdadeira missão acadêmica.