Globo News e a jornalista Miriam Leitão sofreram checagem por informação falsa

· 1 minuto de leitura
Globo News e a jornalista Miriam Leitão sofreram checagem por informação falsa
Fonte: Redes Sociais

Durante a transmissão do programa Conexão, do canal Globo News, na manhã do último dia 26 de março, a jornalista Miriam Leitão, sobre a estada do Presidente Bolsonaro na Embaixada da Hungria, disse: "O local onde está uma embaixada é território estrangeiro. Ele (Bolsonaro) descumpriu uma ordem (do STF) de que não saísse do país, e aquilo é uma forma de sair do país. Ele tem 48 horas para explicar e tomara que ele não faça pouco da inteligência dos brasileiros".

O tom de ataque da jornalista não passou despercebido tampouco as informações trazidas. A plataforma Twitter X criou uma ferramenta de checagem de informações para combater desinformação nas redes sociais, e a jornalista foi desmentida. A nota publicada no Twitter trouxe a seguinte mensagem: "A Convenção de Viena sobre Relações Diplomáticas não estabelece que embaixadas são territórios estrangeiros. Estabelece apenas a inviolabilidade da embaixada, no seu artigo 22".

Até o momento da publicação desta matéria no site Bradock Show, às 14h do dia 29 de março de 2024, a publicação da Globo News continha no ar no Twitter X e não houve retratação por parte do veículo ou da jornalista.

Observação: Diante de nosso compromisso com a verdade, o Bradock Show informa que caso ocorra alguma retratação por parte da jornalista ou da Globo News, faremos atualizações.