O governador Mauro Mendes, liderança do partido União, inaugurou um novo capítulo na história educacional do Estado de Mato Grosso com a sanção da lei que institui o programa de Escolas Estaduais Cívico-Militares. Esta medida, fruto de um processo legislativo meticuloso e concluído em dezembro, ganhou vida após um debate acalorado e construtivo na Assembleia Legislativa. Os parlamentares, ao analisarem um substitutivo integral da proposta, abriram caminho para uma significativa gratificação aos militares das Forças Armadas e de outras corporações que assumirão funções nas unidades educacionais. O Diário Oficial, veículo de comunicação oficial do estado, trouxe esta notícia de grande relevância na edição de terça-feira, dia 9.
Este programa governamental, uma verdadeira inovação na gestão educacional, promete uma transformação nas escolas estaduais, adotando uma administração compartilhada entre a Polícia Militar e os profissionais da educação. Ao discutir a relevância do projeto, o governador Mendes sublinhou sua plena viabilidade, destacando não apenas a disposição do contingente militar, mas também a autonomia federativa, financeira e administrativa das escolas estaduais.
Na estruturação dessas escolas militares, o governo estabeleceu critérios claros e bem definidos. Entre eles, destaca-se a exigência de que os municípios interessados tenham, no mínimo, duas escolas estaduais que ofereçam ensino fundamental e médio regular. Além disso, enfatiza-se a importância da participação comunitária, através de consultas com pais, responsáveis legais e alunos, garantindo assim uma transição consensual e bem fundamentada.
O Estado de Mato Grosso, já reconhecido por suas 26 escolas modelo cívico-militares, agora se projeta para um futuro ainda mais promissor no campo educacional. Com a meta de expandir para 50 o número dessas instituições nos próximos anos, o governador Mendes responde ao anseio expresso tanto pela classe política quanto pelos pais. Este "clamor", conforme expresso pelo governador, emergiu diante dos notáveis resultados pedagógicos e comportamentais observados nos alunos dessas unidades, reforçando a demanda por uma educação que combina rigor, disciplina e excelência.
A implementação dessas escolas cívico-militares no Estado de Mato Grosso não apenas reflete um compromisso com a melhoria da qualidade educacional, mas também representa um avanço significativo na formação cidadã e no fortalecimento de valores conservadores e cristãos, pilares fundamentais para a construção de uma sociedade mais justa e equilibrada.