O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), através da Casa Civil, aprovou uma licitação de R$ 659,8 mil para implementar um sofisticado sistema antifurto na biblioteca da Presidência da República. O edital prevê a aquisição de 77.196 itens, incluindo leitores de inventário, etiquetas para obras raras e equipamentos de segurança, com o objetivo de aprimorar o controle patrimonial e proteger o acervo de mais de 22 mil itens.
A Casa Civil justificou a medida destacando as dificuldades enfrentadas na gestão do acervo devido à ausência de um sistema eficiente de segurança. O aumento nas pendências de inventário entre 2021 e 2024, segundo o edital, não se deve à falta de itens, mas à inadequação do sistema atual. A complexidade do processo de inventário e a divisão do acervo em três locais distintos contribuem para a necessidade de modernização.
A sessão pública para a contratação está marcada para 23 de agosto às 9h30, destacando a urgência e a importância do investimento para melhorar a gestão e segurança da biblioteca do Palácio do Planalto.