O Governo do Espírito Santo avança no monitoramento e atendimento a emergências na Bacia do Rio Doce com a aquisição de um helicóptero moderno. “Hoje sou subsecretário da Casa Militar e chefiei o NOTA-AIR por quatro anos e três meses. Já tínhamos, há mais de três anos, o planejamento para instalação de uma base operacional em Linhares, vinculada ao Acordo de Mariana. Conseguimos adquirir a aeronave diretamente da França em tempo quase recorde”, afirmou o subsecretário.
A aeronave será utilizada para fiscalização ambiental, transporte aeromédico, resgate e monitoramento nas áreas afetadas pelo desastre de Mariana. Operações serão coordenadas pelo NOTAER, em parceria com Polícia Militar Ambiental, Corpo de Bombeiros, Defesa Civil, Iema e Idaf. O helicóptero também atenderá ocorrências de transporte de órgãos, remoção de pacientes e resgate em rodovias da região.
O investimento de R$ 33 milhões, previsto para execução entre outubro e dezembro de 2025, integra o Anexo 12 do Novo Acordo Rio Doce, voltado à modernização e melhoria logística da Administração Pública. O equipamento entrará em linha de produção ainda neste período e deve ser entregue no primeiro semestre de 2026. O governador Renato Casagrande destacou que a aeronave será essencial para a fiscalização ambiental e o atendimento emergencial, reforçando os investimentos em saneamento, recuperação ambiental e obras de infraestrutura na região.