Governo Meloni cobra de Maduro libertação de presos políticos

Em comunicado, a gestão da premiê da Itália diz que “continua a acompanhar com forte preocupação” a situação na Venezuela

· 1 minuto de leitura
Governo Meloni cobra de Maduro libertação de presos políticos
Reprodução

A Itália, sob liderança da primeira-ministra Giorgia Meloni, voltou a criticar com veemência o regime de Nicolás Maduro na Venezuela. Em um comunicado recente, a gestão italiana exigiu o respeito aos direitos dos cidadãos venezuelanos e a liberação dos opositores políticos. O governo de Roma também repudiou qualquer forma de cerceamento das liberdades civis e expressou profunda preocupação com a atual situação política na Venezuela.

Na sexta-feira, o ministro das Relações Exteriores da Itália, Antonio Tajani, reforçou o pedido de libertação dos presos políticos e destacou que a Itália está monitorando atentamente a crise. Relatos de fraude eleitoral, como a vitória contestada de Maduro em julho e a repressão brutal contra opositores, intensificaram a crise no país. O defensor dos direitos humanos Antonio Canova denunciou o aumento da perseguição política, com mais de mil detenções, incluindo o advogado Kennedy Tejeda, vítima da intolerância do regime.