Durante pronunciamento no Plenário nesta terça-feira, o senador Luiz Carlos Heinze (PP-RS) destacou a feira Expodireto Cotrijal, ocorrida em março em Não-Me-Toque, RS, como um marco para o agronegócio brasileiro. O evento, um dos maiores do setor no Brasil, foi palco para o lançamento do nabo forrageiro, destacando-se na adubação verde e como recurso vital para a agricultura e pecuária durante o inverno gaúcho.
Heinze salientou o impacto econômico dessas inovações agrícolas, projetando um significativo incremento no faturamento do setor, especialmente durante os meses mais frios. "A previsão de faturamento, em 2024, para o milho e para a soja é de R$ 56 bilhões. Com a introdução do nabo forrageiro e outras culturas, esse valor pode alcançar até R$ 40 bilhões no inverno", explicou.
O senador agradeceu às parcerias e ao esforço conjunto para superar os desafios climáticos do sul do país, citando o programa Duas Safras e o apoio de entidades como a Farsul, Fetag-RS, e Fecoagro-RS. Graças a essas colaborações, culturas como o nabo forrageiro, agora exploradas no Rio Grande do Sul, poderão beneficiar outras regiões, como Mato Grosso do Sul e Mato Grosso.
Heinze também enfatizou a urgência em encontrar soluções para a produção avícola nacional e a importância da cooperação interministerial para assegurar a eficiência e a competitividade do agronegócio brasileiro no mercado global. Esse enfoque estratégico reafirma o compromisso com a inovação e a sustentabilidade no campo, pilares para o crescimento contínuo da agropecuária nacional.