Internautas resgataram um vídeo do governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, onde ele anuncia o projeto de concessão do Cais Mauá em Porto Alegre, datado de 18 de setembro de 2023. O vídeo mostra uma proposta de revitalização da orla, que inclui a remoção do muro anti-enchente para criar um espaço livre para lazer e cultura, permitindo que as pessoas aproveitem a paisagem sem barreiras.
No entanto, Leite não especificou no vídeo inicial como seria substituída a proteção do Muro da Mauá. Em um segundo vídeo, publicado em 29 de setembro, ele assegurou que a capital gaúcha não ficaria desprotegida, explicando que o novo sistema de proteção seria mais eficaz, com uma calçada elevada em formato de arquibancada e um sistema retrátil que formaria uma barreira de até 3 metros.
O projeto antigo de revitalização do Cais Mauá, debatido desde 2021, previa a retirada de 1 km do muro para instalar a nova estrutura de proteção. O sistema atual inclui um muro de concreto armado de 2,65 km, 14 comportas de aço e 68 km de diques, protegendo a cidade de enchentes. O novo plano ainda precisa ser aprovado pelos órgãos responsáveis antes da remoção do muro.