O ex-deputado federal Jean Wyllys (PT) propôs que o presidente Lula (PT) não concorra à reeleição em 2026 e, em vez disso, apoie a ministra do Planejamento, Simone Tebet (MDB). Em entrevista ao podcast 'Futeboteco', Wyllys afirmou que o PT deve deixar o protagonismo, sugerindo uma chapa liderada por Tebet com Sílvio Almeida como vice.
“Eu acho que Lula não deveria se candidatar em 2026. Já deu. A figura dele já não tem mais a força. Acho que Lula pode ser cabo eleitoral, mas também não precisa ser o Haddad, que não tem essa popularidade”, declarou Wyllys, defendendo a renovação na liderança do partido. Segundo ele, Tebet tem diálogo com a centro-direita e as classes dominantes, e sua candidatura seria fortalecida pela presença de Almeida, que representa a luta contra o racismo.
Wyllys também criticou a gestão de Lula, caracterizando-a como um governo de centro-direita que evita conflitos e mantém figuras emblemáticas como Anielle Franco, Sonia Guajajara e Sílvio Almeida em posições sem real poder político. “As pessoas que representam a agenda do século XXI são meramente emblemáticas. Elas não participam da real política, não têm força dentro do próprio governo,” afirmou.
Apesar de reconhecer um avanço em relação à gestão anterior, de Jair Bolsonaro (PL), Wyllys destacou que o PT precisa repensar sua estratégia e buscar novas lideranças para o futuro político do Brasil.