Jovens brasileiros mostram preferência por direita, aponta pesquisa

AtlasIntel revela que geração Z e Millennials superam X e Baby Boomers no apoio ao conservadorismo

· 1 minuto de leitura
Jovens brasileiros mostram preferência por direita, aponta pesquisa
Paulo Pinto/Agência Brasil

Levantamento da AtlasIntel/Bloomberg indica que mais da metade dos nascidos entre 1981 e 2009 se identifica com a direita, enquanto gerações mais velhas, como X e Baby Boomers, permanecem mais alinhadas à esquerda. No total da população, 42% se dizem de direita contra 40% de esquerda. Foram ouvidos 5.510 eleitores de 22 a 27 de novembro, com margem de erro de 1 ponto percentual.

O estudo também mapeou percepções sobre mobilidade social e futuro profissional. Millennials e geração Z se mostram pessimistas: 35% acreditam ter menos oportunidades de trabalho que os pais, e 46% e 55%, respectivamente, veem seu futuro financeiro de forma negativa, contra 30% da X e 22% dos Baby Boomers.

No panorama do país, o desânimo é ainda maior. Entre Millennials, 75% se dizem pessimistas quanto ao futuro do Brasil, seguidos por 65% da geração Z, 45% da X e apenas 27% dos Baby Boomers. O levantamento revela uma juventude ideologicamente mais conservadora, mas inquieta com perspectivas econômicas e sociais.