Justiça suspende censura a post de Nikolas que chamou PT de “Partido dos Traficantes”

Desembargador afirma que Judiciário não pode silenciar críticas políticas

· 1 minuto de leitura
Justiça suspende censura a post de Nikolas que chamou PT de “Partido dos Traficantes”
Reprodução

O Tribunal de Justiça do Distrito Federal barrou a remoção de publicação em que Nikolas Ferreira associou o PT ao tráfico de drogas. O desembargador Fabrício Bezerra, da 1ª Turma Cível, entendeu que o conteúdo “pode ser interpretado como crítica política, possivelmente irônica e satírica”, e que suprimi-lo transformaria o Judiciário em instrumento de silenciamento.

A decisão destaca a “vulgarização” de ordens de indisponibilização de conteúdo e conclui não haver “demonstração cabal de ilicitude que transcenda a esfera da crítica política”. A postagem ocorreu em outubro de 2025, durante megaoperação policial nos complexos do Alemão e da Penha, no Rio, criticando a postura do partido em políticas de segurança pública.

Outros parlamentares, como Bia Kicis, Gustavo Gayer e Carlos Jordy, também enfrentam processos por usar a mesma expressão. A suspensão da censura vale até o fim da ação de indenização movida pelo PT, reforçando limites à judicialização do debate político e a preservação da liberdade de expressão.