Lula assina três decretos para tentar salvar estatais em crise

Medida é anunciada após os Correios registrarem o maior prejuízo de sua história para o período de janeiro a setembro

· 1 minuto de leitura
Lula assina três decretos para tentar salvar estatais em crise
Foto: Fabio Rodrigues-Pozzebom/ Agência Brasil

O presidente Lula assinou três decretos nesta segunda-feira (9) para tentar reverter o cenário crítico das estatais brasileiras, agravado pelo prejuízo recorde dos Correios, que registraram um déficit de R$ 2 bilhões entre janeiro e setembro deste ano. As medidas incluem o Programa de Governança e Modernização das Empresas Estatais, voltado à melhoria de gestão e busca por novos modelos de negócio, e o Sistema de Coordenação da Governança, que centraliza supervisão ministerial sobre as estatais.

Além disso, o terceiro decreto revisa a Comissão de Participações Societárias da União, adaptando sua atuação para um enfoque estratégico e consolidando funções organizacionais no recém-criado Sistema de Coordenação das Estatais (Sisest). Segundo a ministra Esther Dweck, o governo busca repensar a gestão das 44 estatais e suas subsidiárias, colocando a estrutura administrativa em foco.

O prejuízo bilionário dos Correios ocorre sob a gestão de Fabiano Silva dos Santos, indicado pelo grupo Prerrogativas, conhecido por suas posições alinhadas ao governo. Este é o pior resultado da estatal desde 2015, durante o governo de Dilma Rousseff, o que reacende o debate sobre a eficiência e a gestão das empresas públicas.