O presidente Luiz Inácio Lula da Silva convocou uma reunião de emergência no Ministério das Relações Exteriores para discutir os desdobramentos da crise política na Venezuela após a captura de Nicolás Maduro. Segundo apuração do portal Metrópoles, o presidente participou do encontro de forma remota, durante período de descanso na Restinga da Marambaia, no Rio de Janeiro.
De acordo com a reportagem, foi montada uma estrutura em uma base militar para viabilizar a participação do presidente na reunião. O pedido feito por Lula aos assessores foi para que fossem reunidas o maior número possível de informações sobre o cenário venezuelano antes de qualquer posicionamento oficial do governo brasileiro.
Participaram do encontro o ministro da Defesa, José Múcio, a ministra da Casa Civil, Miriam Belchior, além de diplomatas do Itamaraty. Entre os temas discutidos esteve a situação da fronteira entre Brasil e Venezuela. O governo brasileiro também aguardou declarações oficiais do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, antes de se manifestar publicamente sobre o episódio.