Lula rebate comparação com Biden: “convido a fazer agenda comigo”

Presidente criticou colunistas que põem em dúvida a sua capacidade de concorrer à reeleição em 2026 devido à idade, porque terá 81 anos em 2030

· 1 minuto de leitura
Lula rebate comparação com Biden: “convido a fazer agenda comigo”
Após Joe Biden (dir.) começar a ser criticado sobre seu desempenho por conta da idade (81 anos), Lula (esq.) passou a ser questionado também; na foto, visita de Lula aos EUA em fevereiro de 2023 - Ricardo Stuckert / PR

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) rebateu nesta sexta-feira (5) as comparações feitas entre ele e o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden. Lula, que pode concorrer às eleições de 2026, terá 81 anos ao final de um eventual mandato em 2030, mesma idade que Biden terá ao fim do seu. "Esses dias estou vendo vários artigos de colunista dizendo que o 'Lula está cansado' por causa do Biden nos Estados Unidos. Todos que acham que eu estou cansado, eu convido a fazer uma agenda comigo durante o meu mandato", afirmou.

Lula citou suas viagens e compromissos recentes como prova de sua vitalidade. “Se aguentar levantar 5h da manhã e dormir 0h todo dia, aí pode dizer que estou cansado. Quero ver se quem fala que estou cansado e que está sentado com a bunda na cadeira escrevendo tem coragem de levantar e de ir para a rua para andar”, desafiou.

Em evento de inauguração de um novo edifício acadêmico e administrativo da Escola Paulista de Política, Economia e Negócios (EPPEN) no Campus Osasco da Unifesp, Lula pediu que sua energia seja questionada à sua esposa, Rosângela Lula da Silva, a Janja. "Ela é testemunha ocular. Quando falo que tenho 70 anos de idade, energia de 30 e tesão de 20, estou falando com conhecimento de causa.” As declarações foram feitas ao final de seu discurso.