O Conselho de Administração da Petrobras aprovou, nesta sexta-feira (24), a nomeação da engenheira Magda Chambriard, de 66 anos, como presidente da estatal. Com isso, Chambriard se torna a 12ª presidente da petrolífera desde 2003, dispensando a necessidade de uma assembleia de acionistas.
O processo de avaliação de seu currículo e aptidão para o cargo foi concluído em 10 dias, uma tramitação acelerada conforme desejado pelo governo. Chambriard recebeu a aprovação do Comitê de Pessoas da Petrobras na quarta-feira (22), após análises das áreas de governança e integridade da companhia. Concluiu-se que ela não tinha impedimentos para assumir a presidência, em conformidade com as regras de governança e compliance do estatuto da Petrobras e da Lei das Estatais.
Com uma carreira iniciada na Petrobras em 1980, Chambriard foi cedida à Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) em 2002, onde se tornou diretora em 2008 e, posteriormente, diretora-geral em 2012. Sua vasta experiência no setor de energia a torna uma escolha estratégica para liderar a Petrobras em um momento crucial para a empresa.